ESF Kwait realizou sensibilização para saúde do homem

No dia 24 de novembro, foi realizada uma ação de sensibilização para a saúde do homem na ESF do bairro Kwait, que contou a participação de 24 homens. Na oportunidade, eles passaram pelo procedimento de aferição de pressão arterial, tiveram suas dúvidas esclarecidas pela enfermeira Vanessa Marçal e passaram por consulta com Dra. Bruna Souza para investigação da saúde, exames de próstata e solicitação de exames bioquímicos.

Durante a palestra ministrada pela enfermeira Vanessa Marçal, foi falado sobre doenças e comorbidades que afetam o homem a fim de gerar sensibilização da população masculina relacionada aos cuidados do câncer de próstata. Os assuntos foram divididos em duas etapas: Prevenção primária, que está relacionada aos cuidados básicos de saúde, como praticar atividades físicas, ter boa alimentação, evitar o sedentarismo, dedicar tempo ao lazer e se prevenir nas relações sexuais. Em um segundo momento, os participantes receberam informações sobre a prevenção secundária. Foram esclarecidas dúvidas sobre os exames de colo retal e PSA e os cuidados necessários se constatado alguma alteração para realização de biópsia. “Quando se quer prevenir um agrave da doença, há vários fatores durante a vida que podem vir a repercutir no câncer de próstata”, afirmou a enfermeira.

Segundo Vanessa Marçal, esse momento para ouvir os questionamentos, os medos, e o próprio conhecimento da população sobre o tema é de extrema importância. “Isso direciona o nosso trabalho e estabelece o vínculo entre o profissional e a população. Havia um paciente que já passou pelo processo da doença e confirmou minhas orientações, ajudando a tornar o clima mais amistoso. Ao fim da palestra, percebi pelos depoimentos, que estavam dispostos e mais comprometidos em fazer os exames necessários para prevenção pela vida”, disse.

De acordo com a médica Bruna Carolina, o objetivo da sensibilização junto ao público alvo do bairro Kwait foi atingido. “Graças ao trabalho de toda equipe, que fez o convite e convenceu os pacientes a comparecerem ao evento. Todo aprendizado passado, foi divulgado entre eles dentro do bairro”, afirma a médica.

Devido ao sucesso da palestra e da procura da população por mais informações, a ação será realizada novamente no mês de dezembro em locais ainda a serem definidos. Será disponibilizada novamente aferição de pressão arterial, glicemia capilar e após, consulta médica para o exame de próstata e solicitação de mais exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *