Prefeitura de Sete Lagoas inicia capacitação em Libras

A Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o curso de capacitação em Libras para servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a determinação da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, o decreto 5636 de 26 de dezembro de 2005, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, os departamentos da administração pública devem viabilizar o tratamento diferenciado aos deficientes auditivos por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação, capacitando os servidores públicos municipais para essa função. “É um curso voltado ao atendimento, para que, qualquer deficiente auditivo que estiver no ambiente interno da prefeitura consiga se comunicar e, consequentemente, não dependa de uma terceira pessoa para se fazer entender”, disse Leone Maciel.

Técnicas superiores de ensino, recepcionista e estagiário do T.I da Secretaria Municipal de Educação, participaram do primeiro dia da capacitação para o atendimento ao público específico. O curso ministrado pela intérprete de Libras, Luciana Caldeira, prosseguirá nas próximas semanas com o apoio do secretário Municipal de Educação, Gutembergue Ferreira da Silva, e a diretora de departamento da equipe pedagógica, Rita Martins. “Para o convívio social faz muita diferença. Com um simples cumprimento em Libras, quebram-se imediatamente as resistências”, ressaltou o secretário.

Na primeira aula os alunos receberam uma contextualização sobre a história da educação de surdos no mundo e no Brasil e tiveram o contato inicial com o alfabeto de libras, além de aprenderem sinais e as formas de receber e atender o deficiente auditivo.

 

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

Prefeitura de Sete Lagoas

Praça Barão do Rio Branco, 16 Centro – Sete Lagoas – MG – CEP: 35700-029 Tel: (31) 3779-7000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *