Secretaria de Saúde lança campanha Outubro Rosa

Na manhã desta segunda-feira, 2 de outubro, o CEAE, Centro Estadual de Atenção Especializada, antigo CVV, foi palco de uma bênção que marcou a abertura do Outubro Rosa na cidade. O mês, como já é tradição, é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama. O evento contou com a presença do secretário de Saúde Magnus Eduardo, de vereadores e secretários municipais, além de pacientes do CEAE e de mulheres que fazem parte do Grupo da Mama.

A celebração ecumênica contou com a participação do Padre Warley, da Pastora Eliana e do Pastor Alcides, que também é vereador na cidade. Os religiosos destacaram a importância da prevenção da doença e falaram também sobre o papel da fé na recuperação dos pacientes acometidos pelo Câncer. Pastor Alcides lembrou ainda da necessidade dos homens prestarem atenção a qualquer alteração nas mamas, já que a doença também acomete pessoas do sexo masculino.

Em seguida, o secretário de Saúde Magnus Eduardo agradeceu a presença do público e ressaltou o quanto o autoexame é fundamental na luta contra o Câncer de Mama. “Essa é a doença que mais mata mulheres no Brasil, e quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação. Por isso nós estamos nos mobilizando para que mais mulheres façam o autoexame e a mamografia. Nossas Unidades de Saúde estão de portas abertas, não só durante o mês de Outubro, mas ao longo de todo o ano para garantir o acesso das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos à mamografia, como preconiza o Ministério da Saúde”, declarou.

Programação do Outubro Rosa

Além das mulheres que pertencem à faixa etária citada pelo secretário, aquelas que possuem familiares de primeiro grau acometidas pela doença também podem procurar as Unidades de Saúde de seus bairros para agendar a Mamografia. Especialmente durante o Outubro Rosa, essas pacientes serão levadas para o CEAE, onde o exame é a realizado, em um ônibus da Turi que foi plotado em homenagem à campanha. A empresa, mais uma vez, é parceira da Secretaria de Saúde no evento.

O transporte vai seguir um cronograma definido pela Secretaria de Saúde. No entanto, ao longo de todo o mês, o ônibus vai circular nas linhas regulares da cidade para reforçar a ideia da prevenção.

No dia 27 de Outubro, a já tradicional Caminhada do Outubro Rosa e do Novembro Azul pretende animar o centro da cidade. São esperadas cerca de três mil pessoas no evento, que está sendo organizado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Programa Saúde em Movimento, da Secretaria de Esportes e conta também com o apoio da Secretaria de Cultura.

Para participar e ter direito à camiseta da campanha será necessário se inscrever pela internet. O link será divulgado em breve. Além da caminhada, os participantes poderão se divertir em um aulão do programa Saúde em Movimento e com show de música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *