Seminários do 19º FESTCURTASBH abordam a produção cinematográfica contemporânea

Dois seminários e um debate estão entre os destaques da 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH, realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado. Serão discutidos temas relacionados à atual produção cinematográfica em curta-metragem.

 

O seminário “Documentário: invenção de formas/pensamento crítico (1964-1983)”, acontece de 03 a 06 de outubro. A atividade será ministrada por Naara Fontinele – pesquisadora, curadora, doutoranda em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em cotutela em Comunicação Social pela UFMG. Colaborou na curadoria de duas mostras, dedicadas ao documentário brasileiro, do Festival États généraux du film documentaire (Lussas – FR). Desde 2012, desempenha atividades no campo da pedagogia do cinema, conduzindo oficinas em Paris e Porto Velho (RO).

 

“Vestígios de um cinema radical” é o tema do segundo seminário, que será realizado nos dias 30 de setembro, 1º e 02 de outubro. A atividade será ministrada por Jorge Yglesias – poeta, narrador, crítico de cinema e tradutor. Chefe da Cátedra de Humanidades e Professor de História do Cinema e Estética do Documentário na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, Cuba. Jorge tem ministrado cursos de cinema no Canadá, Áustria, Brasil, Suíça, Portugal, República Tcheca, República Dominicana, Colômbia e Venezuela. Escreve e dirige um programa de rádio semanal dedicado ao cinema e um espaço diário de música clássica. Tradutor de Paul Claudel, Emily Dickinson, Adrienne Rich, Georg Trakl e poetas contemporâneos franceses, ingleses, norte americanos, austríacos, alemães e italianos.

 

No dia 05 de outubro, às 21 horas, acontece no Cine Humberto Mauro, debate com o tema “Cinema, engajamento e invenção de formas”. A proposta é analisar a relação entre engajamento político e as formas no cinema, nas perspectivas entrelaçadas de pesquisa, curadoria, ensino e produção. As discussões terão como base as seguintes perguntas: Por que fazer uma imagem, que imagem e como? Com quem e para quem? Contra que outras imagens ela se confronta? Que história queremos?

 

Participam desse debate Amaranta Cesar – professora e pesquisadora de Cinema e Audiovisual da UFRB, Doutora em Estudos Cinematográficos (Paris 3 – Sorbonne Nouvelle) e idealizadora e curadora do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA); Marcelo Pedroso – diretor dos longas-metragens “Por trás da linha de escudos”, “Brasil S/A “e “Pacific”, educador audiovisual e doutorando em Comunicação da UFPE; Sérgio Péo – arquiteto, cineasta idealizador e presidente da primeira Cooperativa de Realizadores Cinematográficos/Corcina; e Vinícius Andrade – doutorando em Comunicação Social pela UFMG, mestre em Comunicação Social pela UFPE, curador do Cineclube Sorpasso e integrante dos coletivos Coque Vive (PE) e Ocupação Cinematográfica Elizabeth Teixeira (MG).

 

Os interessados em participar dos seminários devem enviar e-mail para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com solicitando uma vaga. Para o debate, não há necessidade de inscrição. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do evento.

19ª FESTCURTASBH

No período entre 29 de setembro e 08 de outubro, Belo Horizonte será palco de um dos mais importantes festivais de curta-metragem do Brasil – o FESTCURTASBH. A 19ª edição, realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, acontecerá no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes e, além da exibição de 147 filmes, a mostra promoverá seminários, oficinas cursos, mostras temáticas e debates gratuitos. Neste ano, foram recebidas 2.319 inscrições, de 98 países.

 

A 19ª edição do FESTCURTASBH promove a difusão de uma vigorosa produção cinematográfica nacional e internacional do curta-metragem que lida de forma inquieta e inventiva com temas da atualidade e, ao mesmo tempo, resgata e revisita obras históricas pouco conhecidas do público. Luta política, memória, corpo, gênero e espaço urbano são algumas das questões abordadas nas mostras competitivas, paralelas e especiais.

 

SERVIÇO

19º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte –

FESTCURTASBH

29 de setembro a 08 de outubro de 2017.

Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes.

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte.

Entrada gratuita – retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Informações para o público: (31) 3236-7333

 

Informações Multimídia:

Site: http://festivaldecurtasbh.com.br/19/  

Instagram: @festcurtasbh

Facebook: festivaldecurtasbh

 

Informações para a Imprensa

Press Comunicação Empresarial | (31) 3245-3778

Luciana d’Anunciação – assessoria@presscomunicacao.com.br (31) 98652-1778

Nina Rocha: assessoria1@presscomunicacao.com.br (31) 9 8652-1778

Cristiane José: cristiane@presscomunicacao.com.br (31) 9 8577-0253

Cláudia Tanure: claudia@presscomunicacao.com.br (31) 9 9956-6452

 

Fundação Clóvis Salgado:

Júnia Alvarenga: junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br (31) 3236-7419 / 9 8408-7084

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *