Sete Lagoas discute como se desenvolver por meio da inovação tecnológica

Um dia em que Sete Lagoas, de fato, deu o pontapé inicial em seu processo de fomento à inovação e ao empreendedorismo tecnológico. Assim pode ser resumido o Minas Digital Talks Sete Lagoas, evento que aconteceu nesta sexta-feira, 19, na ACI Sete Lagoas, com o objetivo de apresentar as iniciativas do Governo de Minas nessas áreas e buscar parcerias com autoridades, lideranças e instituições locais.

 

Ainda na parte da manhã, uma reunião de trabalho liderada pelo subsecretário de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Leonardo Dias, contou com a presença do prefeito Leone Maciel, dos secretários municipais Bruno Violante (Desenvolvimento Econômico), Gutembergue Silva (Educação) e Anderson Magalhães (Cultura), vereadores, líderes da ACI, Sebrae, CDL, Uaitec e Sindcomércio, além de diretores das principais faculdades da cidade, entre outras autoridades de Sete Lagoas, Cordisburgo e Prudente de Morais.

 

Na ocasião, o subsecretário apresentou os principais projetos e eventos da Sedectes que poderão contar com a participação de projetos inovadores de Sete Lagoas, como a Campus Party, a Feira Internacional de Negócios e Tecnologia (Finit), Semana Internacional de Ciências, entre outros, bem como o anúncio de apoio a eventos locais. “Queremos levar as ações da Secretaria para todo o estado de Minas Gerais e também conhecer iniciativas locais. Contamos com vocês para isso”, disse Leonardo Dias.

 

Apoio local

Foi feita ainda uma apresentação do Santa Helena Valley (SHV), o ecossistema local de startups e, depois, os participantes puderam contribuir com sugestões. “Nos disponibilizamos a receber o Startup Weekend em nossa instituição”, ofereceu a diretora da Faculdade Santo Agostinho em Sete Lagoas, Amélia Rodrigues. Já o presidente da ACI, Flávio Fonseca, sugeriu uma reunião entre investidores locais e empreendedores do Santa Helena Valley. “Queremos apresentar nossos problemas para, juntos, ver como podemos desenvolver aplicativos para solucioná-los”, comentou, sugerindo ainda a criação de uma agência de desenvolvimento local.

 

Paineis, pitches e prêmios

Já na parte da tarde, em evento aberto ao público que lotou o auditório da ACI, foram realizadas palestras sobre inovação, o Santa Helena Valley, um painel para tirar dúvidas, pitches (apresentações curtas) das startups Farmácia do Bem, Nossa Bike e Partiu Doar Sangue, o pré-lançamento do livro Sete Lagoas Empreendedora (produzido por palestrantes da 1ª Virada Empreendedora) e o sorteio de vários brindes.

 

Eventos

Sete Lagoas foi a primeira cidade a receber o evento da Sedectes, que deve percorrer outros 26 municípios até o final do ano. Os próximos eventos do Santa Helena Valley são o 2º Seminário de Marketing Digital em agosto, o 1º Hackathon em setembro, a 2ª Virada Empreendedora em outubro, a Semana Global do Empreendedorismo em novembro e o Startup Weekend, provavelmente em dezembro.

Para saber mais: www.santahelenavalley.com.br e www.minasdigital.mg.gov.br

Por: Marcelo Sander

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *