Fóruns Regionais de Governo estão entre os finalistas em premiação da ONU para o Serviço Público

O modelo inédito de “ouvir para governar”, implementado pelo Governo de Minas Gerais por meio dos Fóruns Regionais, está entre os finalistas do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA).

Os Fóruns Regionais de Governo concorrem com iniciativas de administrações municipais, estaduais e federais de 33 países da América Latina e Caribe no quesito do desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, especialmente para atender a quem mais precisa.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no Marrocos, em 23 de junho – Dia Internacional do Serviço Público –, no contexto do Fórum das Nações Unidas sobre Serviço Público.

Para o governador Fernando Pimentel, estar entre as melhores iniciativas no serviço público em nível global é uma grande vitória para os mineiros e mineiras. “É mais uma chancela de que o modelo de “ouvir para governar” de forma descentralizada, territorializada, deu certo em Minas Gerais e está melhorando a vida das pessoas gradativamente”, diz.

O subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu David, também atribui a vitória ao reconhecimento da atuação do Estado de forma descentralizada e voltada aos Territórios de Desenvolvimento. “O fato de termos avançado para a chamada ‘lista curta’ é um importante reconhecimento da relevância do projeto, que concorre com iniciativas de outros 33 países”, afirma.

 

Avanço na gestão pública

Os Fóruns Regionais de Governo, criados em 2015 pelo governador Fernando Pimentel, estabelecem um elo entre poder público e a população. É por meio dos Fóruns que o Governo de Minas Gerais tem construído políticas públicas, respeitando as características e diversidades de cada região.

Toda a população é convidada para participar das ações dos Fóruns Regionais de Governo, incluindo representantes do Estado, órgãos federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais, sindicais, representantes do poder legislativo estadual e federal. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas já compareceram aos eventos realizados por todo o estado.

 

Importância mundial

A premiação é um reconhecimento internacional em excelência no serviço público em nível global. Foi lançada em 2003 para promover e apoiar inovações na prestação de serviços públicos eficientes e inovadores em todo o mundo. Em 2016, a UNPSA foi revista para se alinhar com a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

>> Clique aqui e saiba mais sobre prêmio

Crédito (foto): Divulgação/Fóruns Regionais

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Seedif – Telefone (31) 3915-0110 / 4664

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *