II Comenda da Paz Chico Xavier é entregue pela primeira vez em Pedro Leopoldo

Uma solenidade nesta segunda-feira, dia 2 de abril, marcou uma data histórica para Pedro Leopoldo e região. Pela primeira vez a Comenda da Paz Chico Xavier foi entregue na cidade onde o médium nasceu e cresceu.

A cerimônia de entrega aconteceu na Fazenda Modelo, local onde Chico trabalhou durante alguns anos de sua vida e escreveu a obra “Paulo e Estevão”, em 1941. A data do evento foi escolhida por ser o dia em que o pedroleopoldense faria aniversário se estivesse vivo. Chico Xavier comemoraria 108 anos.

O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais e contou com o apoio da Fundação Cultural Chico Xavier, da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e da Câmara de Vereadores.

Onze pessoas e entidades receberam a homenagem: Mónica Sofia Pinto Henriques da Silva (promotora de Justiça), Jhon Harley M. Marques (Diretor-Presidente da Fundação Cultural Chico Xavier), Luiz Carlos Rocha de Paula (advogado), Maria Gertrudes Coelho (escritora), Marta Enes Cruvinel (professora), Monir Ali Saygli (professor); Associação Profissionalizante do Menor – ASSPROM, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Fundação Percival Farquhar, Dalmir Francisco, Professor (in memoriam) e Jaques Albano da Costa, Empresário (in memoriam).

A Câmara de Vereadores de Pedro Leopoldo também prestou sua homenagem, destinando sua Comenda Chico Xavier a três destinatários: Denis Aparecido Valério (brigadista voluntário), Centro Espírita Bezerra de Menezes e ASCAPEL – Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo.

O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo representou o governador Fernando Pimentel durante o evento. Além disso, diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes na Fazenda Modelo.

Durante a solenidade, esculturas felinas da artista visual Vânia Braga estavam em exposição no local. Músicos da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e a dupla Tuila & Emerson interpretaram algumas músicas durante a homenagem.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, a Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se tenham destacado na promoção da paz, por meio de atividade relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas; contribuições literárias, artísticas e culturais; campanhas pacifistas; manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão; trabalhos que combatam a fome e a miséria; a geração de emprego e renda; a educação; ao fortalecimento da família; ao desenvolvimento espiritual da humanidade e as ações para promoção da dignidade humana. Por força da lei 22.446, as cidades de Pedro Leopoldo e Uberaba passam a revezar como sede da solenidade anual.

II FESTIVAL DE LUZ CHICO XAVIER
A cerimônia também marcou o início do II Festival de Luz Chico Xavier, realizado do dia 02 a 08 de abril, em Pedro Leopoldo. O evento, que é gratuito, conta com o apoio de 50 marcas e mais de 100 voluntários, que está produzindo e organizando tudo com muito amor e carinho.

Para este ano, o festival terá como tema de trabalho a “Diversidade e Inclusão”, conceitos esses que fizeram parte de toda a vida de Chico Xavier, que é natural do município.

Com uma programação extensa, a festividade irá passar pelos quatro cantos da cidade, dentre eles a Praça Chico Xavier, Praça da Estação, Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo (CEPPEL), Fazenda Modelo e Campo Ideal, no bairro Lagoa de Santo Antônio, região Norte da cidade. Mais de 300 artistas estão envolvidos com as atividades, mais de 100 voluntários compõem todo os bastidores.

Além de todas as apresentações, Pedro Leopoldo sediará o I Circuito Gastronômico Chico Xavier. 17 restaurantes da cidade irão apresentar versões do prato preferido de Chico Xavier, o famoso frango ensopado com farofa de abobrinha. Os ingredientes pedidos pela organização é que se use a abobrinha e o frango.

SERVIÇO:
[O QUE] II FESTIVAL DE LUZ CHICO XAVIER – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
[QUANDO] 02 A 08 DE ABRIL DE 2018
[ONDE] PEDRO LEOPOLDO/ MINAS GERAIS
REDES SOCIAIS:
Blog: blog.fundacaocultchicoxavier.com.br
Facebook: /FundacaoCultChicoXavier
Instagram: @fundacaocultchicoxavier
Site: www.fundacaocultchicoxavier.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *