Oito microrregionais dão início aos Jogos Escolares de Minas Gerais 2018

A bola vai rolar para os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2018. A primeira etapa da competição, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE), se inicia na próxima segunda-feira (16/4) e vai até o dia 27 de maio, passando por 50 cidades em suas seis semanas de execução. Nesta fase do Jemg, os municípios são divididos de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino da SEE.

Segundo o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, as microrregionais do Jemg movimentam positivamente as cidades-sede. “Temos um crescimento nas atividades econômicas e turísticas durante a realização dos jogos, além de ser uma oportunidade para intercâmbio esportivo de profissionais e estudantes, em contato com representantes de cidades da região”, comenta.

Participam do Jogos Escolares alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o estado. Nas disputas, eles são divididos de acordo com a idade – módulo I (12 a 14 anos) e módulo II (15 a 17 anos) –, e naipe – masculino e feminino.

 

Primeira semana

A primeira das seis semanas de execução da etapa microrregional do Jemg acontece em seis municípios com disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez entre os dias 16 e 22 de abril.

Em Pedra Azul, a cerimônia de abertura da etapa acontece na segunda-feira (16/4), às 19h, no Estádio Municipal (Avenida João de Almeida, s/nº, bairro Centro).

No mesmo dia e horário, o Estádio Anita Rodrigues (Rua Bom Jesus, 200, Bairro Juá), em Carlos Chagas, e o Ginásio Poliesportivo Jacy Tavares da Silva (Rua Carolina Martins, s/nº, bairro Serra Monte), em Alto Caparaó, recebem a abertura da microrregional do Jemg.

Na terça-feira (17/4), às 13h, no P.T.C. (Rua Prefeito Camundinho, 355, bairro Centro), a microrregional de Patos de Minas será oficialmente aberta.

Também na terça, em Cataguases, às 18h30, a solenidade de abertura será realizada no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes (Rua Pedro Dutra Nicásio Neto, s/n, bairro Bela Vista).

No mesmo dia e horário, o Ginásio Pedro Melo (Rua Prof. Henrique de Souza, 50, bairro Ilha Antônio Dutra), em São Lourenço, abre os jogos.

Já às 19h30, em Formiga, o Ginásio da E.E. Dr. Abílio Machado (Rua Ramiro Corrêa, s/nº, bairro Bela Vista), e, em Paracatu, o Ginásio Jóquei Clube Paracatuense (Av. Olegário Maciel, 1270, bairro Centro) recebem a abertura da microrregional do Jemg.

As tabelas com programações e resultados dos Jogos podem ser consultadas no site do Jemg.

As equipes campeãs de cada uma das modalidades coletivas e os quatro melhores colocados nas competições de xadrez classificam-se para a disputa da próxima etapa, a Regional.

Em 2018, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

 

Recorde de inscritos

O Jemg 2018 estabeleceu o novo recorde de municípios inscritos: 835 cidades que se garantiram na competição. A marca ultrapassou o recorde anterior de 830 inscritos em 2017.

Abrangendo 98% dos municípios mineiros, o Jemg se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o secretário da Seesp, Ricardo Sapi. Para ele, a marca considerada é de 100% das cidades abrangidas pelos jogos.

“Acredito que não exista, em nenhum estado do Brasil, uma ação com tanta capilaridade, com tanta adesão quanto o Jemg. Chegamos a 100% dos municípios mineiros porque aquelas que ficaram de fora não têm escolas ou nunca estiveram nos Jogos em edições anteriores”, comentou. “É muito bom saber que os jovens mineiros estão comprometidos com o esporte e com essa grande celebração que é o Jemg”, conclui.

Mais informações: www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Crédito (fotos): Tiago Ciccarini/Feemg